CRMV-RJ constata medicamentos vencidos e instalações precárias em mais um castramóvel, desta vez em Cordeiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) fiscalizou, nesta semana, mais um castramóvel e constatou condições inadequadas de funcionamento. A unidade, vinculada ao Município de Cordeiro e instalada no Parque de Exposições Raul Veiga, no Centro da cidade, apresentava uma série de irregularidades que comprometem o bem-estar animal, a biossegurança e a prática segura da Medicina Veterinária. Durante a inspeção, foram identificados problemas estruturais, uso e armazenamento inadequados de insumos e evidências de materiais e medicamentos vencidos, entre outras falhas.

Entre as principais falhas, os fiscais identificaram kits cirúrgicos embalados em papel grau cirúrgico vencido desde 2023, que devem ser reesterilizados antes de qualquer uso. Medicamentos vencidos, incluindo sedativos, tranquilizantes, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios e até soluções fisiológicas vencidas desde 2021 — uma delas, inclusive, havia sido utilizada em um animal no dia da inspeção — foram localizadas no castramóvel.

Outro ponto foi a presença de materiais perfurocortantes usados deixados expostos, quando o correto seria o descarte imediato em recipientes adequados. Além disso, foi observado uma embalagem de copos descartáveis dentro da geladeira de imunobiológicos, o que caracteriza risco de contaminação cruzada e viola normas básicas de conservação desses produtos.

Diante das irregularidades, o CRMV-RJ determinou uma série de adequações, como ajustar a área de espera, separar o ambiente pós-operatório do setor de esterilização, descartar todos os insumos vencidos, providenciar armazenamento seguro para medicamentos controlados, garantir que perfurocortantes sejam descartados exclusivamente em caixas apropriadas e disponibilizar colchão térmico ou aquecedor nos dias de castração.

A ação integra a operação “Castramóvel Legal”, que ocorre em todo o estado e tem como objetivo garantir que programas de castração sejam realizados com responsabilidade técnica, estrutura adequada e respeito às normas sanitárias.

As ações de fiscalização do CRMV-RJ seguem firmes em todo o estado e têm como objetivo central garantir a segurança dos animais, das equipes envolvidas e a qualidade dos serviços oferecidos. Esta autarquia reforça que iniciativas de castração são fundamentais para o controle populacional e para políticas públicas de bem-estar animal, mas só devem ser realizadas com responsabilidade técnica, estrutura adequada e cumprimento das normas sanitárias.

Rolar para cima