Nota de repúdio

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem, por meio desta nota, manifestar publicamente seu mais veemente repúdio às ofensas sofridas pelo médico-veterinário Márcio Felipe Távora do Amaral (CRMV-RJ 12841), após o atendimento de um paciente canino em clínica localizada na cidade de Caxias.

Após realizar cirurgia ortopédica em março de 2025, o profissional passou a ser alvo de acusações nas redes sociais. Foram publicados nas redes sociais comentários chamando o profissional de ‘carniceiro’, além da exposição de dados pessoais do profissional. As postagens resultaram em ofensas públicas, incitação ao linchamento virtual, tentativas de boicote profissional e prejuízos morais ao médico-veterinário.

O CRMV-RJ reitera que não cabe à sociedade julgar ou condenar condutas técnicas nas redes sociais, especialmente sem respaldo científico ou análise por instâncias competentes. As redes sociais não devem ser utilizadas como instrumentos de difamação, intimidação ou violência moral.

Esta autarquia ainda esclarece que ameaças e agressões verbais — físicas ou virtuais — são inaceitáveis e jamais serão toleradas. Reforçamos que esta atitude representa não apenas um ataque pessoal, mas uma afronta à valorização da Medicina Veterinária e à integridade de todos os profissionais que atuam na área.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a ética, a justiça, a valorização profissional e o respeito aos direitos individuais. Situações de ameaça, perseguição ou exposição indevida devem ser denunciadas e apuradas nos canais apropriados.

Rolar para cima