Em uma noite turfística de celebração, CRMV-RJ realiza entrega do Prêmio Destaque da Medicina Veterinária do Ano 2025 no Jockey Club

Em uma noite turfística de celebração e reconhecimento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou, nesta segunda-feira (15), a cerimônia do Prêmio Destaque da Medicina Veterinária do Ano – 2025, tradicionalmente sediada no Jockey Club Brasileiro, no Hipódromo da Gávea.

A solenidade integrou o calendário comemorativo do Dia do Médico-Veterinário, celebrado em 9 de setembro, reforçando a importância desses profissionais para a Saúde Única – animal, humana e ambiental. Durante a cerimônia, os homenageados tiveram seus nomes associados a páreos no Jockey, em um gesto simbólico que destaca a relevância dessa profissão na preservação da saúde dos animais.

Ao longo da noite, diversos médicos-veterinários foram agraciados com o Prêmio, por suas trajetórias e atuações de destaque em diferentes áreas da profissão. Entre os homenageados estavam Carlos Alberto da Rocha Rosa (CRMV-RJ 1676), Daniel de Almeida Balthazar (CRMV-RJ 8250), Glauco Vieira de Melo (CRMV-RJ 4522), Gustavo Carvalho Cobucci (CRMV-RJ 17576), Ludimila Cesar Moura Gaspar (CRMV-RJ 8105), Marcello André Comodo (CRMV-RJ 4234), Marcelo Maeda Bernardo (CRMV-RJ 7097), Rosemar de Almeida Freitas (CRMV-RJ 11034), Simone Gomes de Lemos (CRMV-RJ 5507) e Thereza Christina de Vasconcelos (CRMV-RJ 4439).

O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, destacou a importância do tradicional evento no Jockey Club e as homenagens prestadas.

“É sempre uma grande responsabilidade selecionar os profissionais a serem homenageados, pois muitos têm histórias de vida e carreiras que merecem reconhecimento. Todas as escolhas passaram por um criterioso processo de avaliação e foram aprovadas por unanimidade em plenária. O Prêmio Destaque da Medicina Veterinária do Ano é uma forma de reafirmarmos o compromisso do Conselho em valorizar aqueles que contribuem significativamente para a profissão e para a sociedade”, afirmou.

Além de Diogo, também participaram da entrega dos prêmios o secretário geral do CRMV-RJ Paulo Cesar Amaral; além dos conselheiros Marco Antônio Andrade Rodrigues e Alexandre Guerra Azevedo.

Conheça os homenageados:

Carlos Alberto da Rocha Rosa

Médico-veterinário formado, mestre, doutor e livre-docente pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carlos Alberto da Rocha Rosa é referência nacional e internacional em Micologia e Micotoxicologia. Atuou por 40 anos como professor titular da UFRRJ, formando gerações de profissionais e pesquisadores, e hoje é pesquisador colaborador do CEPQA – PESAGRO-Rio, coordenando o Laboratório de Contaminantes, além de avaliador técnico externo do INMETRO. Com pós-doutorado na Universidad Nacional de Río Cuarto, na Argentina, e estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, é membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, da Sociedad Latinoamericana de Micotoxicología e da International Society of Mycotoxicology, além de idealizador do primeiro doutorado binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Argentina. Autor de mais de 200 artigos científicos, também se dedica à fotografia, sendo fotógrafo benemérito da Associação Brasileira de Arte Fotográfica e membro da Photography Society of America.

Glauco Vieira de Melo

Médico-veterinário formado pela Universidade Federal Fluminense em 1993, ingressou na Prefeitura do Rio de Janeiro em 1996, onde atua no Centro de Controle de Zoonoses, com experiência em fiscalização de clínicas e pet shops, além da prática na clínica médica do Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, do qual foi diretor entre 2019 e 2022.

Gustavo Carvalho Cobucci

Médico-veterinário formado pela UFMG e Universidade Técnica de Lisboa, com residência em clínica e cirurgia de cães e gatos pela UFV, mestrado em Ciência Animal e doutorado em Ciências Veterinárias pela UFLA. Possui diversas especializações, incluindo endocrinologia, endoscopia e docência no ensino superior, tendo lecionado por 14 anos. Realizou aperfeiçoamentos em instituições de referência no Brasil, EUA, Portugal e Espanha. É responsável pelos serviços de cintilografia, radioiodoterapia, endoscopia digestiva e respiratória no GammaVet-RJ.

Ludimila Cesar Moura Gaspar

Graduada em Medicina Veterinária pela UENF em 2005, é Auditora Fiscal Federal Agropecuário do MAPA desde 2007. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e especialista em Gestão de Projetos (ESALQ/USP), atualmente é chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal no Rio de Janeiro. Atuou em processos relevantes para o reconhecimento do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, na vigilância contra influenza aviária e no fortalecimento da pecuária fluminense.

Marcello Comodo

Médico-veterinário formado pela UFRRJ em 1991, com MBA em Gestão Empresarial pela UFRJ, possui mais de 30 anos de experiência na área comercial em empresas nacionais e multinacionais, atuando em cargos de coordenação, gerência e direção. Sócio-proprietário do GammaVet desde 2022, centro pioneiro em diagnóstico por imagem, é responsável por trazer ao Brasil a cintilografia para cães e gatos, alcançando reconhecimento internacional comparável aos principais centros de medicina nuclear veterinária do mundo.

Marcelo Maeda Bernardo

Médico-veterinário formado pela UENF em 2002, com pós-graduações em anestesia, clínica, cirurgia e reprodução, atua em pequenos animais e é responsável técnico do CCZ de Campos dos Goytacazes desde 2021, onde implementou políticas de humanização e bem-estar. Coordena campanhas de vacinação antirrábica e a UBS Pet da cidade, além de ter liderado a implantação do Castramóvel em 2021.

Simone Gomes de Lemos

Médica-veterinária formada pela UFRRJ, com mais de 25 anos de experiência no mercado pet, atuou em grandes empresas do setor, como Schering Plough, MSD Saúde Animal, Bayer, Elanco e Vetoquinol. Atualmente é coordenadora da Nutripharme Saúde Animal, com abrangência nos estados do RJ, MG e ES, destacando-se pela liderança em gestão, construção de parcerias e relacionamento com formadores de opinião, sempre pautada por ética, transparência e resultados.

Thereza Christina de Vasconcelos

Médica-veterinária formada pela UFF em 1992, mestre em Medicina Veterinária pela UFRRJ e doutora em Sanidade Animal pela UENF. Iniciou sua carreira acadêmica em 1994 e desde 2010 coordena o curso de Medicina Veterinária da Universidade do Grande Rio (Afya-UNIGRANRIO), além de atuar como professora de Patologia Clínica. É também CEO do Instituto VocatioVet, dedicado à formação e atualização de profissionais da área.

Daniel de Almeida Balthazar

Possui graduação em Veterinária pela Universidade Castelo Branco (2005), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Animais selvagens.

Rolar para cima