Ex-ator da Rede Globo divulga imagens de tratamento periodontal sem anestesia realizado em domicílio

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) entrou em contato com a assessoria de um ex-ator da novela Malhação e atualmente apresentador, após a veiculação, em suas redes sociais, de um vídeo que mostra uma médica-veterinária realizando um procedimento de tratamento periodontal — popularmente conhecido como tartarectomia — em sua cadela da raça Podengo Português, sem o uso de anestesia e em ambiente domiciliar.

Nas imagens, é possível observar o animal passando por uma intervenção odontológica que exige cuidados específicos e infraestrutura adequada para garantir o bem-estar do paciente, o que não é possível em atendimentos domiciliares sem anestesia. O CRMV-RJ está apurando a veracidade do conteúdo e buscando identificar a profissional envolvida no caso.

A simples remoção de cálculos dentários (tártaro) visíveis acima da linha da gengiva não é suficiente. Mesmo a raspagem subgengival da maioria dos dentes pode não garantir a eliminação completa da placa bacteriana em áreas de difícil acesso, perpetuando a doença periodontal. A ilusão de dentes “limpos” pode levar os responsáveis pelos animais a uma falsa sensação de segurança, retardando a busca por cuidados especializados, o que pode resultar em desconforto ou agravamento do quadro clínico dos animais.

O Conselho ressalta que procedimentos como o chamado “tratamento periodontal sem anestesia” não devem ser realizados em casa, pois comprometem a saúde bucal e o bem-estar dos animais. Além disso, exames fundamentais — como as radiografias intraorais — são frequentemente ignorados nessas abordagens, o que pode mascarar estágios irreversíveis da doença periodontal.

Exames pré-operatórios e protocolos anestésicos individualizados oferecem conforto, analgesia e monitoramento constante ao paciente durante o procedimento.

Cenas como essas podem parecer bem-intencionadas ao público leigo, mas, no contexto profissional, sabe-se que esse tipo de prática não é recomendado. Não existe qualquer respaldo na medicina veterinária ou em publicações científicas da odontologia veterinária que sustente ou apoie esse procedimento sem anestesia em animais.

O CRMV-RJ informa que suas orientações se baseiam em evidências científicas, publicadas em revistas indexadas e avaliadas por corpo editorial qualificado, e não em sites sem qualquer credibilidade.

O CRMV-RJ reforça seu compromisso com a ética profissional e o bem-estar animal e, assim que obtiver a identificação da profissional envolvida, irá convocá-la para prestar maiores esclarecimentos sobre o ocorrido.

Medicina veterinária é, acima de tudo, ciência — e não achismo popular.

Rolar para cima