Brasil continua livre da Influenza Aviária na criação comercial

O consumo de carne e ovos se mantém seguro no país graças ao trabalho essencial de médicos-veterinários, que trabalham em estreita colaboração com as autoridades sanitárias e agências governamentais para implementar medidas de biossegurança. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comunicou que o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo de forma segura.

Nesta semana, o Mapa confirmou o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado de São Paulo. A ave silvestre da espécie Thalasseus maximus (trinta-réis-real).

Ao todo são 24 confirmações de focos em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O Mapa reforçou que todos estabelecimentos ou criações de aves num raio de 10km dos focos nos estados são investigados e orientados quanto às medidas de prevenção, conforme prevê o Plano de Contingência de IAAP do Departamento de Saúde Animal.

O CRMV-RJ corrobora que a população brasileira está em segurança até o momento, por meio das ações de médicos-veterinários.

Rolar para cima