Nesta Páscoa, lembre-se: Abandono de animais é crime

A Páscoa está chegando e, junto com os chocolates, outro tipo de comércio que tende a crescer nesse período é a de filhotes de coelhos para as crianças. No sentido de cumprir a sua função de orientar, o CRMV-RJ ressalta que animais não são brinquedos. Trata-se de uma espécie muito sensível e demanda cuidados especiais ao longo da vida, que dura em média 8 anos.

Adoção de animal por impulso é uma das principais causas de abandono dos animais. Lembre-se: abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.

Caso presencie uma cena de abandono ou maus-tratos, denuncie!

Confira os contatos:

• Polícia Militar: 190
  • Disque Denúncia: 181
  • IBAMA (no caso de animais silvestres) – Linha Verde: 0800 61 8080
    www.ibama.gov.br/denuncias
  • Ministério Público Federal: http://www.mpf.mp.br/servicos/sac
  • Safer Net (crimes de crueldade ou apologia aos maus-tratos na internet): www.safernet.org.br
  • Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro – site ou telefone: 1746
  • Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): (21) 2582-7234