Médicos-veterinários só cuidam de animais? Não vale mentir sobre isso, nem no dia 1º de abril!

O trabalho dos médicos-veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia. São mais de 80 áreas de atuação, entre elas:

Atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor: Do campo à mesa, os médicos-veterinários são fundamentais em toda a cadeia alimentar. A atuação envolve produção, inspeção, defesa e vigilância sanitária dos alimentos de origem animal, como carnes, leite, queijo, ovos, peixes, mel, entre tantos outros.

Prevenção e combate às zoonoses: Zoonoses são as doenças transmitidas por animais aos seres humanos. O médico-veterinário atua na prevenção e combate a doenças como Dengue, Febre Amarela, Leptospirose e Raiva.

Pesquisa e produção de vacinas: Médicos-veterinários participam ativamente da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal e humano. Durante a pandemia, os laboratórios veterinários foram autorizados a produzir vacinas contra Covid-19 para os seres humanos.

Responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos: Esses profissionais ainda pode atuar como Responsável Técnico (RT) de estabelecimentos que criem, manipulem, prestem serviço ou comercializem animais, produtos para animais ou ainda produtos de origem animal; docentes de disciplinas interligadas à Medicina Veterinária; e peritos criminais, judiciais e administrativos.

Análise de solo, água e domissanitários: O médico-veterinário também atua pela sustentabilidade do meio ambiente.

Conservação de animais silvestres: A conservação, saúde e bem-estar das espécies de animais silvestres também é uma das áreas da Medicina Veterinária.

Clínica de grandes e de pequenos animais: Embora seja a área mais conhecida, a clínica de grandes e pequenos animais é apenas uma das atividades do médico-veterinário.

Compartilhe essas informações para que outras pessoas possam saber a importância dos médicos-veterinários para a sociedade e para a Saúde Pública.

Rolar para cima