Abril Verde: CRMV-RJ faz alerta a prevenção de acidentes de trabalho no ambiente médico veterinario

abril verde

O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil. Os dados são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Ainda segundo o estudo, as lesões mais frequentes presente em notificações de acidentes de trabalho no último ano (2022), relacionadas as atividades veterinárias e considerado o universo de trabalhadores com vínculo de emprego, estão: fratura (24%); lesão imediata (16%); corte, laceração, ferida contusa e punctura (14%); entre outros. Já as partes do corpo mais frequentemente atingidas são: mão (13%), dedo (12%), e partes múltiplas (7%).

Já os agentes causadores mais frequentementes citados nas atividades veterinárias no ano de 2022 foram: ataque de ser vivo (15%), animal vivo (13%) e motocicleta/motoneta (8%), que são os acidentes de trajeto.

No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril), o CRMV-RJ alerta que a melhor maneira do veterinário prevenir acidentes de trabalho é por meio de medidas específicas de proteção e de educação permanente. A prevenção deve ser feita por meio de métodos de precauções padrão, biossegurança, capacitações, elaborações e sanções de legislações específicas, dentre outras ações que se fizerem necessárias.

É conscientização do próprio profissional também é fundamental na inclusão de medidas de proteção e prevenção em seu comportamento e atos no cotidiano, tal como de gestores em oferecer ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Abril Verde: Mês da conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho!

Rolar para cima