CRMV-RJ realiza ação de educação sanitária em comemoração ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos para crianças de escola municipal

Em referência ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta terça-feira (7), a Comissão Estadual de Alimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou uma ação de educação sanitária para alunos da Escola Municipal Embaixador Ítalo Zappa, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio.

O objetivo foi de instruir crianças matriculadas no Ensino Fundamental I sobre conceitos básicos de microbiologia de alimentos, higiene pessoal e manipulação adequada de alimentos no ambiente doméstico. O projeto foi coordenado pela tesoureira Isabelle Corrêa Rochebois Campello (CRMV-RJ nº 8597) e pelo conselheiro Carlos Alberto Magioli (CRMV-RJ nº 1345), ambos integrantes da comissão.

Com uma dinâmica leve e divertida, alunos do quinto ano (antiga quarta série) aprenderam sobre as áreas de atuação do médico-veterinário; entenderam a importância de lavar as mãos, como fazer e em quais momentos são extremamente necessários; como armazenar os alimentos em casa; entre outros.

Lauhanny Maria Gomes da Silva, de 11 anos, foi uma das participantes da dinâmica. Ela contou que já sabia como guardar alguns e que irá passar o conhecimento aos seus familiares. “Achei interessante essa apresentação e gostei da dinâmica com os alimentos”, declarou.

“Eu gostei da ação, foi legal e bastante educativo para as pessoas que não sabem. É importante sabermos conservar os alimentos para não comermos algo estragado. A gente é criança e muita das vezes não sabemos o correto”, emendou Matheus Amorim Barbosa, 10.

A professora de ensino fundamental, Tânia Regina Hucho, também elogiou a iniciativa do Conselho.

“Achei uma ótima dinâmica para eles, principalmente porque eles não têm essa noção de guardar e conservar os alimentos. Isso nunca é demais. Até os adultos esquecem”, contou.

Durante a ação, Isabelle e Magioli ainda visitaram a cozinha da Escola, de onde saem refeições para 1,4 mil crianças e quase 100 funcionários diariamente. No local, os médicos-veterinários conversaram com as merendeiras e relembraram a importância dos cuidados na armazenagem, descongelamento, conservação, lavagem das mãos e o não uso de adornos.

“São informações que a gente já sabe, mas é importante sempre relembrar no dia a dia, pois as vezes os colegas esquecem. Aqui trabalhamos com crianças, com vidas que podem chegar a óbito caso tenha algum caso de contaminação dos alimentos”, explicou a merendeira Lucineide Martins da Silva, que trabalha na unidade há seis anos.