Dia do Médico Veterinário é celebrado com homenagens no Jockey Club Brasileiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou mais uma celebração pelo Dia do Médico-Veterinário, comemorado em 9 de setembro, com a entrega do tradicional Prêmio Páreo Médico Veterinário, no Jockey Club Brasileiro. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (13), na Tribuna de Honra do Hipódromo da Gávea.

Entre os homenageados do Prêmio Páreo Médico-Veterinário, estavam os médicos-veterinários Adriano Sodré Magalhães Novaes (CRMV-RJ 11953); Amanda de Ascenção Rocha (CRMV-RJ 7366); André Lacerda de Abreu Oliveira (CRMV-RJ 3840); Jorge Henrique Sacramento Conceição (CRMV-RJ 2298); Ianara Monteiro Chagas (CRMV-RJ 11822); Marcelo Hauaji de Sá Pacheco (CRMV-RJ 4034); Paulo Roberto Pecly (CRMV-RJ 1598); Cristiane de Castro Bazaga Botelho (CRMV-RJ 7542); Aguinaldo Francisco Mendes Junior (CRMV-RJ 12138); e a faculdade de veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), pelos seus 85 anos, representada pela diretora, Leila Gatti Sobreiro. Eles acompanharam de perto as carreiras.

Homenageados no Jóckey Club Brasileiro

Raul Lima Neto, presidente do Jóckey Club Brasileiro, eleito para a gestão 2020/2024, também foi homenageado com o Prêmio Honra ao Mérito Claude Bourgelat – Parceiro da Medicina Veterinária.

Na imagem: Raul Lima Neto e Romulo Spinelli

Segundo o presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, as homenagens, além da parceria de mais de 30 anos com o Jockey, são importantes para o desenvolvimento e valorização da Medicina Veterinária.

“Esse evento acontece há uns 30 anos no Jockey Club Brasileiro, que gentilmente nos cede esse salão nobre, com essa paisagem maravilhosa, que é orgulho do Rio de Janeiro. É uma tradição que continuamos mantendo. Peço que continuem sempre trabalhando com a gente, sendo parceiro da gente, valorizando cada vez mais a profissão”, declarou Spinelli.

Participaram da entrega dos prêmios o secretário geral Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, que também foi o orador da cerimônia; e as conselheiras Marcia Andrea de Oliveira Souza; e Jussara Peters Scheffer.

Paulo César foi o orador da cerimônia

O evento contou ainda com a presença de alguns médicos-veterinário, como a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles; o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Josélio de Andrade Moura; o vice-Diretor da Faculdade de Veterinária da UFF, Cicero Araujo Pitombo; entre outros.

Lisandra Dornelles, Raul Lima e Romulo Spinelli

Confira os depoimentos dos homenageados:

Cristiane de Castro Bazaga Botelho, é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2003); doutoranda em ciências veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2020); mestre em ciências veterinárias pela UFRRJ (2019); pós-graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi Laureate International University (São Paulo – 2016); pós-graduada em Dermatologia Veterinária pelo SENAC -RJ (2007); e degree in Arts and Sciences (Miami Dade Community College – USA -1999).

Ela ainda é professora do curso de pós-graduação em dermatologia veterinária nas instituições Faculdade Qualittas e Anclivepa–SP; coordenadora do curso avançado de otologia em pequenos animais – Anclivepa-SP; sócia proprietária da Otoderme (Otologia e dermatologia veterinária), prestando atendimentos nas clinicas: Radiovet (Barra da Tijuca), intergávea (Jardim Botânico) e Città vet; e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária; American Academy of Veterinary Dermatology; European Society of Veterinary Dermatology; Canadian Academy of veterinary Dermatology) e Sociedade Latinoamericana de Dermatología Veterinaría.

“Me senti muito honrada quando recebi o telefonema do CRMV-RJ me dando a informação de que eu tinha sido escolhida. Isso faz a gente ficar muito satisfeita pelo nosso trabalho todo dia, dá mais força para que a gente continue nessa luta diária pela saúde dos nossos animais. Eu fico muito feliz mesmo com essa indicação”.


Adriano Sodré Magalhães Novaes, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012); mestre em ciências Veterinárias (UFRRJ); pós-graduado em cirurgia pela Qualittas; pós-graduando em diagnóstico por imagem pela Anclivepa-SP; CEO e responsável técnico do centro de diagnóstico por imagem RJ VET Diagnóstico; e analista de perfil comportamental (Febracis).

“Me senti extremamente lisonjeado, não tenho palavras para agradecer. Primeiro por poder ser reconhecido pelo Conselho Regional que rege a medicina veterinária, não tem preço. Isso é sinal de que estamos fazendo um bom trabalho, de que a gente está no caminho certo. Sem dúvida vai ficar na minha história como profissional e espero que sirva de exemplo para os meus filhos, para a minha esposa que também está terminando a faculdade de medicina veterinária. Sempre fui grato a Medicina Veterinária, devo tudo que tenho a ela e, agora mais do que nunca, me sinto mais grato ainda”.


Aguinaldo Francisco Mendes Junior, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012); residência em Medicina Veterinária com ênfase em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Federal Fluminense (2015); mestrado em Medicina Veterinária – Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2017); doutorado em Medicina Veterinária – Áreas de Concentração em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2017); foi vice coordenador do projeto de Extensão e Pesquisa “Projeto Narizinho”, na Universidade Federal Fluminense, de 2014 a 2019; e atualmente é professor do curso Medicina Veterinária da Universidade Santa Úrsula.

“Eu só tenho que agradecer ao reconhecimento pelo trabalho. Uma coisa muito importante é que nada disso aconteceu sozinho, sempre tive um apoio muito grande da minha família, da professora Ana Soares, que é minha tutora, que me acompanhou e vem trilhando aí comigo esse caminho. Muita felicidade, a gente trabalha para isso, para proporcionar o melhor aos nossos pacientes. E esse reconhecimento dá um gás para continuar trabalhando”.


Amanda de Ascenção Rocha é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2002); mestre e doutora em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; especializada em Nutrição Clínica de Cães e e Gatos pela Universidade Federal de Lavras; especializada em Oncologia Veterinária pelo Instituto Qualittas; atuou com clinica médica de Cães e Gatos, e professora dos cursos de graduação em veterinária na Universidade Estadual do Norte Fluminense, Universidade Iguaçu (itaperuna), Faculdade Multivix (ES); e atualmente professora da Universidade Estácio de Sá, Campos dos Goytacazes e proprietária da clínica Oncopet Campos, atuando exclusivamente na área de oncologia de cães e Gatos.

“É um prazer enorme esse convite do Conselho. Há algum tempo a gente vem acompanhando esses eventos anuais e fiquei muito feliz com a homenagem desse ano e só tenho a agradecer”.


Faculdade de veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), pelos seus 85 anos, representada pela diretora, Leila Gatti Sobreiro.

“Para a gente da Universidade Federal Fluminense (UFF) é uma honra muito grande ser homenageado com o paréo, especialmente com esses nossos 85 anos de existência. O nosso curso na universidade é anterior a própria universidade, a nossa fundação é de 1936. Fazemos parte da história desde o início da universidade. É a veterinária se projetando mesmo antes de ter sido universidade. É uma grande honra ganhar mais esse presente”.


Ianara Monteiro Chagar é graduada em Medicina Veterinária pela Unigranrio; pós-graduada em Nutrição de cães e gatos pelo Qualitas; curso de capacitação técnica de nutrição de cães e gatos – Laboratório de pesquisa em nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos UNESP Jaboticabal; e atua há 10 anos na área comercial e na clínica médica de cães e gatos.

“É uma honra poder participar desse momento. Poder receber essa homenagem em nome de tantos colegas que se dedicam todos os dias pelo bem-estar e para cuidar dos pets. Estou muito feliz e emocionada por estar aqui e agradeço o convite”.


André Lacerda de Abreu Oliveira é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988); mestrado em Medicina Veterinária/Patologia Cirúrgica (1997); doutorado em Cirurgia geral pela UFRJ (2004); pós-doutorado em Cirurgia Cardíaca pela Fundação Universitária de cardiologia (2012); pesquisador de Produtividade da FAPERJ e do CNPq; especialista em cirurgia diplomado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária; diretor Científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária; presidente da Anclivepa Brasil; e professor Associado da Uenf.

“Muito me honrou a participação nesse evento, a homenagem do Conselho. É uma honra estar presente nesse momento tão importante de valorização da nossa classe, que cada vez mais alcança níveis de destaque na sociedade”.


Paulo Roberto Pecly é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF); foi professor de fisiologia na Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf); militou em planejamento agropecuário; proprietário da Clínica Veterinária Pecly; e criação de bovinocultura de corte.

“Entre 17 mil profissionais, você ser lembrado é um prazer enorme. Tanto é que nos deslocamos de Nova Friburgo para vir prestigiar o evento”.


Os médicos-veterinários Jorge Henrique Sacramento Conceição (CRMV-RJ 2298); e Marcelo Hauaji de Sá Pacheco (CRMV-RJ 4034) não puderam comparecer à cerimônia.

Rolar para cima