Diretoria do CRMV-RJ alinha planejamento estratégico na busca de estabelecimentos clandestinos onde falsos médicos-veterinários atuam

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou, nesta segunda-feira (23), uma reunião de planejamento estratégico entre diretoria e departamento de fiscalização. O principal objetivo foi o de alinhar procedimentos para busca por estabelecimentos clandestinos, que muita das vezes possuem a atuação de falsos médicos-veterinários, afetando diretamente o bem-estar animal.

Através de uma parceria com a Receita Federal, Junta Comercial do Estado (Jucerja) e Vigilâncias Sanitárias municipais, o CRMV-RJ pretende identificar a abertura de novos estabelecimentos para verificar se estão registrados junto ao Conselho, se possuem estruturas mínimas de funcionamento, além de um profissional responsável técnico.

O Conselho ainda informa que irá intensificar as fiscalizações noturnas, por meio do departamento responsável, uma vez que há relatos que estudantes e/ou estagiários supervisionando animais internados sem a presença de um médico-veterinário.

Outro tópico abordado durante a reunião foi o alinhamento de condutas para realização da fiscalização remota, de Resolução CFMV nº 1493/2022, com intuito, inclusive, de estreitar a proximação com os responsáveis técnicos dos estabelecimentos, orientando e gerando maior eficiência e economicidade aos cofres públicos.

Esta autarquia também irá instituir critérios de gestão de risco, priorizando a fiscalização de estabelecimentos com maior propensão a danos para a sociedade e os animais.

CRMV-RJ: Uma classe fortalecida, sociedade protegida.