Prefeitura de Bom Jardim lança concurso para médicos-veterinários com salários extremamente baixos e CRMV-RJ questiona, solicitando melhores remunerações aos profissionais

Concurso prefeitura Bom Jardim

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) encaminhou um ofício para a prefeitura de Bom Jardim solicitando retificação do vencimento oferecido ao cargo de médico-veterinário através do edital nº 001/2022. A referida municipalidade oferece um piso salarial no valor de R$ 1.948,10 para uma jornada semanal de trabalho de 20 horas ao profissional médico-veterinário.

Esta autarquia ressalta que – apesar de não observar a presença de qualquer obstáculo, formal e/ou material, à realização do certame – o vencimento oferecido ao cargo de médico-veterinário está aquém do previsto no artigo 5º da ainda vigente Lei Federal nº 4950-A, de 22 de abril de 1966, que fixa o piso salarial do referido profissional em seis vezes o maior salário mínimo comum vigente no país.

O CRMV-RJ reitera que os médicos-veterinários são profissionais indispensáveis para assegurar a saúde da população humana, animal e do meio ambiente e a remuneração oferecida pela Prefeitura de Bom Jardim não representa o CRMV-RJ espera para uma classe de extrema importância para a sociedade.

Afirmamos ainda que a Lei nº 5517/1968, que regulamenta o exercício profissional da Medicina Veterinária e define que o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998.

É de extrema importância que a população saiba e valorize que a Medicina Veterinária vai muito além dos cuidados nas clínicas e na produção de proteína animal que chega à mesa das famílias brasileiras. São eles os responsáveis pela prevenção de doenças transmissíveis de animais para pessoas (as zoonoses). Também trabalham na produção de remédios e vacinas, e ainda garantem a qualidade do que a população come e bebe. São dezenas de áreas de atuação que promovem o bem-estar e o equilíbrio entre animais, pessoas e o meio ambiente.