CRMV-RJ reúne centenas de profissionais em Vet Meeting Largo do Machado

Participantes assistiram ao curso de Responsabilidade Técnica Sob o Aspecto Jurídico, ministrado pelo superintendente executivo e jurídico, André Siqueira

Dando continuidade a programação do Vet Meeting, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) promoveu, nesta quinta-feira (22), a palestra com o tema “Dirofilariose: uma doença que nunca sai de cena!”, abordada pelo médico-veterinário Bruno Ricardo Soares Alberigi da Silva (CRMV-RJ nº 11324). O principal objetivo do evento é elevar o bom nome da Medicina Veterinária e da Zootecnia aos quatro cantos do Estado, além de aproximação com os profissionais.

O evento aconteceu no Edifício Flex Center, no Largo do Machado, e contou com a presença do vice-presidente Diogo Alves; e os conselheiros Marcia Andrea de Oliveira Souza (CRMV-RJ nº 4717) e Julio Israel Fernandes (CRMV-RJ nº 6787).

Durante a palestra, dezenas de médicos-veterinários puderam se atualizar sobre esta zoonose, causada por Dirofilaria spp., nematódeo mais conhecido como verme do coração dos cães (Dirofilaria immitis), parasita do sistema circulatório desses animais, mas que também pode acometer gatos e o ser humano.

Sua ocorrência está intimamente ligada à presença de mosquitos vetores, condições climáticas favoráveis, assim como trânsito entre regiões indenes e endêmicas/epidêmicas. Embora presente em diversas regiões, observa-se maior prevalência do parasita em regiões mais quentes e úmidas e com natureza mais bem preservada, como é o caso de algumas cidades litorâneas do Rio de Janeiro.

O médico-veterinário Bruno Ricardo Soares Alberigi da Silva abordou o tema “Dirofilariose: uma doença que nunca sai de cena!”

Além da palestra, outros profissionais assistiram ao Curso de Responsabilidade Técnica Sob o Aspecto Jurídico, ministrado pelo superintendente executivo e jurídico, André Siqueira. Este curso é obrigatório para médicos-veterinários e zootecnistas que desejam atuar como RT, e é oferecido, de forma presencial e gratuita, pelo CRMV-RJ.

Para a realização do Vet Meeting, o CRMV-RJ contou com o apoio das empresas parceiras Qualittas, Fórmula Natural Fresh Meat, e Elanco, que distribuiram brindes aos participantes do evento e ofereceram um delicioso coffee break de boas-vindas.

Isabela Freire (CRMV-RJ 15.091), que é da Ilha do Governador, atua como clínica veterinária e falou sobre a importância da atualização para os profissionais.

“Sempre participo dos eventos do Conselho e esse foi bom, como sempre. Para melhorar, ainda ganhei o sorteio. Nunca tinha sido sorteada”, contou, sorridente, a profissional.

A médica-veterinária e moradora de Nova Iguaçu, Vanessa Sardinha (CRMV-RJ 17197), explicou que já recebeu casos de dirofilariose e que foi importante se atualizar sobre a doença.

“Sou clínica, tenho um consultório e é sempre válido mais conhecimento”, declarou.

O próximo evento promovido pelo CRMV-RJ será o Cat Day, que vai acontecer em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, em outubro, onde são aguardados mais de 100 profissionais. Mais informações serão publicadas em breve. Fiquem atentos aos nossos canais de comunicação.