CRMV-RJ reúne 400 pessoas em evento sobre Cannabis Medicinal para uso em animais

Vet Meeting Cannabis Medicinal: Regulamentar para prescrever com segurança. Esse foi o tema do I Fórum Fluminense de Debate no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo CRMV-RJ nesta terça-feira (14), no Windsor Guanabara Hotel. O encontro visava – diante de inúmeros benefícios que as pesquisas vêm mostrando com o uso da terapia dos canabinoides – discutir uma prescrição segura e amparada pela legislação para os médicos-veterinários após a sua regulamentação oficial.

Deste encontro será elaborado um documento emitido pelo Grupo de Trabalho (GT) do CRMV-RJ para que haja uma sensibilização por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os clínicos médicos-veterinários possam ter segurança jurídica na prescrição dos canabinoides, face a sua comprovada eficácia terapêutica.

Cerca de 400 profissionais transitaram durante todo o dia de evento, que contou com a participação de diversas autoridades com ampla experiência no assunto, entre eles: os médicos-veterinários Magda Alves de Medeiros, Caroline Campagnone, Katia Ferraro, Gustavo de Calasans, Carolina Lomovtov, Talita Nader, e Stelio Luna; o psicólogo Lauro Pontes; o advogado Emilio Figueiredo; e a farmacêutica Alessandra Bastos Soares.

“Buscar regulamentações junto a Anvisa e ao Mapa é o intuito desde Grupo de Trabalho do CRMV-RJ. Gostaria de agradecer aos demais membros Magda, Aline, Lívia, Cyro e Fernanda. Encaminharemos um dossiê para corroborar a importância do uso dos canabinoides nos animais”, declarou Diogo Alves, vice-presidente do CRMV-RJ e presidente do GT.

Ele ainda complementou: “Os animais podem se beneficiar do uso medicinal de substâncias derivadas da Cannabis. Diversas pesquisas demonstram a ação dos canabinoides, exógenos e endógenos, na modulação de doenças e transtornos comportamentais, incluindo patologias como osteoartrite, dermatite atópica, mielopatias degenerativas, epilepsia, doenças neuroinflamatórias e outros. Há ainda vários estudos clínicos que já testaram a eficácia do óleo de CBD em cães, gatos e cavalos, apresentando excelentes resultados, associadamente em apoio à terapia convencional”, declarou.

Vivian Lage (CRMV-RJ 10858) foi uma das participantes do evento. Ela contou que concluiu recentemente um curso de prescritora de Cannabis e que o evento do CRMV-RJ foi um complemento importante para sua carreira.

“É algo inovador e que, quando regulamentada, vai trazer inúmeros benefícios. Estou achando esse evento excelente e um marco na história do CRMV-RJ”, declarou Vivian, que foi uma das sorteadas com o livro ‘Virologia Humana e Veterinária’, de Rachel Siqueira de Queiroz Simões.

Bruna de Andrade Bezerra, que é estudante do 10º período de Medicina Veterinária, também falou da relevância do evento para a classe. “Achei interessante o evento, muito inovador. É muito bom a gente trazer essas informações para o nosso mundo tão cheio de preconceitos e desmistificar todos os mitos que as nossas cabeças nos impõem”, explicou.

Bruna de Andrade Bezerra (terceira da esquerda para a direita), com outras participantes do evento

Apoio

O evento contou com apoio das empresas Estilo R; XLR8; DrogaVET; PremierPet; Anclivepa-SP; CRMV-SP; Citavet e Medvep, que montaram stands no salão anexo do hotel para atenderem os participantes, e proporcionaram um coquetel aos profissionais, com um surpreendente show de saxofone ao final do evento.

Show de saxofone ao final do evento

Essas empresas ainda cooperaram com sorteio de um congresso internacional e um fim de semana romântico para casal em Campos do Jordão, em São Paulo, além de distribuição de diversos brindes.

Marcelo da Cunha, 24, é estudante do 10º período e recebeu uma cesta da mesma empresa, com diversos brindes. “Fiquei muito feliz, meu dia de sorte, primeiro sorteio que ganho na minha vida. Participar deste evento está sendo maravilhoso. É uma oportunidade de adquirir conhecimento, fazer contato com pessoas que já atuam na área e conhecer algumas empresas”, declarou o estudante, que pretende atuar na área de uso de cannabis em pets não convencionais e pequenos animais. Tayna Ruivo (CRMV-RJ 17446); Lorenclay Marques (CRMV-RJ 4619); e a recém-formada Mariana Fernandes, também receberam brindes da DrogaVET.

Já Marina Valladão, que é estudante do oitavo período; e Francine Faria Freesz (CRMV-RJ 11312), foram premiadas cada uma com um congresso internacional da Anclivepa-SP.

Marina Valladão foi premiada com um congresso internacional da Anclivepa-SP

“Eu estou muito feliz porque já estava olhando cursos com foco na cannabis, então assim que vi que abriu o Vet Meeting do CRMV-RJ, logo me inscrevi logo. Para mim é um mundo novo. Estou na segunda graduação e para mim é um campo aberto. Estou caminhando para atuar na parte de Medicina Interativa e muito envolvida com estudos de dor e tratamento. Ganhar esse congresso foi um ‘plus’ de tudo que recebemos”, disse Valladão.

Aline Lobato (CRMV-RJ 13136) foi a grande sorteada para o fim de semana romântico para casal em Campos do Jordão, em São Paulo. “Será um fim de semana de folga com meu esposo. Gostei muito de ganhar esse sorteio”, declarou a autônoma, que atua na área de clínica geral.

Aline Lobato foi premiada pela Estilo R com um fim de semana em Campos do Jordão

Continuem contando com o CRMV-RJ na valorização da classe médica veterinária.

Confiram outras fotos: