Abril Verde visa tornar o espaço de trabalho mais seguro

Abril verde

Abril é instituído pela cor verde na campanha que visa conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). No Brasil os dados são alarmantes. Isso porque o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia, de acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Os números da Previdência Social registram cerca de 700 mil casos de acidentes ocupacionais no país. Segundo o levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 3 horas e 40 minutos morre um trabalhador em decorrência de acidentes de serviço. De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2018, as despesas com acidentes de trabalho somaram quase R$ 800 milhões e, entre 2012 e 2017, somaram R$ 26 bilhões para a Previdência Social.

No campo da medicina veterinária, um estudo elaborado por David Bartram, do Grupo de Saúde Mental da Universidade de Southampton School of Medicine (Inglaterra), concluiu que os profissionais da área têm uma taxa de suicídio quatro vezes superior à população geral e duas vezes superior a outras profissões. A principal causa apontada é a Síndrome de Burnout, que é definida em linhas gerais como uma síndrome psicológica oriunda da exposição prolongada aos estressores do ambiente de trabalho. A prevenção é a forma mais efetiva de combatê-la.

O CRMV-RJ alerta que a melhor maneira do médico-veterinário prevenir acidentes de trabalho é por meio de medidas específicas de proteção e de educação permanente.

Rolar para cima