Diversos países da Europa detectaram a presença da gripe aviária nas últimas semanas. Alguns desses locais já realizaram, inclusive, o abate de algumas aves.
Há suspeitas de que aves selvagens estejam espalhando a doença. A gripe aviária é a doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos.
Um dos casos da doença, do tipo H5N8, aconteceu em uma granja comercial na Alemanha, em uma fazenda perto de Rostock, no estado de Mecklenburg-Vorpommern. Na última terça-feira (16), autoridades confirmaram que estavam se preparando para realizar o abate de até 70 mil aves.
O estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, também relatou na terça-feira outro surto de H5N8 em uma fazenda na área de Kreis Nordfriesland, com cerca de 1 mil patos, gansos e galinhas abatidos.
A Dinamarca também foi afetada pela doença e ordenou o abate de 25 mil frangos depois de descobrir a gripe aviária H5N8 em uma fazenda, disseram as autoridades na segunda-feira. Na prática, essa medida interrompe as exportações de aves e ovos para países fora da União Europeia por pelo menos três meses.
Casos também foram relatados na França e na Holanda. A Grã-Bretanha ordenou o abate de 13 mil aves em uma fazenda no noroeste da Inglaterra depois de detectar casos da gripe aviária.
O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação exigiram extensos programas de abate para conter sua disseminação.
*Com informações do G1