Mês do Médico-Veterinário – CRMV-RJ realiza evento no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort

Evento no Sheraton

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou, nesta quarta-feira (8), o encontro no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, de forma presencial, que contou com a presença de centenas de profissionais. O evento faz parte da programação do Mês do Médico-Veterinário.

Às 11h, conforme a programação, deu-se início ao curso de Responsabilidade Técnica, momento esse em que o vice-presidente do CRMV-RJ Diogo Alves; o secretário geral do Conselho, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva; e o superintendente executivo e jurídico do CRMV-RJ, André Siqueira; abordaram questões como processo ético-profissional, noções básicas de responsabilidade técnica, publicidade na Medicina Veterinária, responsabilidade técnica de petshops, clínicas e hospitais, entre outros.

Durante todo o evento foram cumpridas as recomendações dos órgãos de saúde a fim de evitar uma maior disseminação da Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Sheraton - Larissa Diniz Barbosa
Larissa Diniz está gestando Daniel Junior

Larissa Diniz Barbosa, que tem 24 anos e está gestando o Daniel Junior, contou que adiou o parto – que aconteceria nesta quarta-feira – para participar do curso de Responsabilidade Técnica.

“Estava clinicando como plantonista, mas agora tenho uma proposta de trabalho e pretendo me dedicar a área de Responsabilidade Técnica. Com a gravidez, tem sido desafiador. Estou grávida de nove meses e o parto estava agendado para hoje. Consegui mudar com o médico e reagendei para sábado. Eu sempre quis essa área de Responsabilidade Técnica desde que entrei para a faculdade e agora mais ainda, porque é uma área boa e rentável”, explicou a médica-veterinária, que mora em Niterói.

Vinicius Despinoy, de 38 anos, atua com ortopedia de pequenos animais e já possuía o curso de Responsabilidade Técnica, mas resolveu se inscrever para se atualizar.

Sheraton - Vinicius
Vinicius Despinoy resolveu atualizar o curso de responsabilidade técnica

“É importante estarmos sempre nos atualizando. Achei o curso muito bom e o evento bem organizado”, declarou Vinicius, que mora na Barra.

Simpósio de Dermatologia Veterinária

Assunto em alta no momento no meio médico veterinário, a dermatologia foi o tema do Simpósio promovido pelo CRMV-RJ na tarde desta quarta-feira.

Sheraton - Alessandra Pereira
Alessandra Pereira palestrou sobre “Síndrome atópica cutânea felina: desafio diagnóstico e terapêutico”

Alessandra Pereira deu início ao ciclo de palestras do Simpósio com o tema “Síndrome atópica cutânea felina: desafio diagnóstico e terapêutico”. A médica-veterinária é formada pela Universidade Federal Fluminense (1999), fez mestrado em clínica médica de pequenos animais na mesma universidade (2004) com ênfase em sarna demodécica canina; especialização em dermatologia veterinária pela USP (2005) e doutorado em doenças infecciosas pela Fiocruz-RJ com ênfase em dermatologia felina- esporotricose (2016). 

Cristiane de Castro Bazaga Botelho abordou o tema “Otologia Veterinária: Hot Topics”

Abordando “Otologia Veterinária: Hot Topics”, estava Cristiane de Castro Bazaga Botelho, que é mestre em ciências veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017), possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá ( Rio de Janeiro – 2003), pós-graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi Laureate International University (São Paulo – 2016), e pós-graduada em Dermatologia Veterinária pelo Senac-RJ (2007), e Degree in Arts and Sciences (Miami Dade Community College – USA – 1999).

Sheraton - Ronaldo Lucas
Ronaldo Lucas encerrou o ciclo de palestras falando “Sequência na terapia sistêmica do paciente alérgico”

Ronaldo Lucas – que é médico-veterinário graduado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1991; mestre em Clínica Médica em 1997; e doutor em Clínica Médica em 2004, ambos pela USP, falou sobre “Sequência na terapia sistêmica do paciente alérgico”.

Homenagens

O CRMV-RJ promoveu outorga por gestão do “Prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário”, “Prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário Militar, Prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário Educador”, e “Prêmio Valor Veterinário”.  As premiações foram entregue durante o encontro no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, nesta quarta-feira (8).

A abertura do evento foi feita pelo presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, e pelo vice-presidente Diogo Alves, que falaram sobre a homenagem tradicional, que há anos o Conselho presta aos médicos-veterinários que se destacaram na profissão. No dia 13 de setembro (segunda-feira) a autarquia realizará outra homenagem com 10 páreos, com a entrega do prêmio Honra ao Mérito Claude Bourgelat, na Tribuna de Honra do Jockey Club Brasileiro, na Lagoa.

Jorge Heggendorn Lobo (CRMV-RJ 0086), Rubens Pinto de Mello (CRMV-RJ 0202), e Cícero Araujo Pitombo (CRMV-RJ 3562), foram homenageados com o prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário durante a cerimônia que aconteceu nesta quarta.

“Eu fico muito honrado com essa premiação. Eu acho que o Conselho, ao dar esse prêmio, ele realmente busca profissionais que tenham colaborado com a profissão. Eu creio que é um reconhecimento tanto a mim quanto a outros que já foram homenageados, e que valoriza muito a nossa profissão. Motiva o profissional a buscar a melhora, a se aprimorar e a se dedicar a profissão. Todos ficam felizes de serem reconhecidos. Agradeço demais ao Conselho. Creio que essa premiação deva continuar com novos profissionais e sempre buscando a excelência na nossa profissão”, disse Cícero Araujo Pitombo.

Sheraton - Cícero Araujo Pitombo
Cícero Araujo Pitombo recebendo o título pela mãe

“Quando me formei, não tinha Conselho Regional e logo depois abriu. Meu CRMV era 0051. Pouco tempo mudou para 0086. Hoje sou o médico-veterinário mais antigo do Rio fazendo clínica e cirurgia ainda. Sou um profissional espiritualista. Eu amo os bichos e nunca pensei em fazer outra profissão que não fosse Veterinária. Tive a honra de ter o Rogério como filho, criado no meio dos cavalos, e agora o meu neto quer, também, fazer veterinária.”, completou Jorge Lobo.

Sheraton - Jorge Heggendorn Lobo
Rogério Lobo entregando o título ao seu pai, Jorge Lobo
Sheraton - Alexandre Innocencio Caldeira de Oliveira
Alexandre Innocencio Caldeira de Oliveira com o prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário Militar

O médico-veterinário Alexandre Innocencio Caldeira de Oliveira (CRMV-RJ 4346), que é Tenente Coronel da Polícia Militar, recebeu o prêmio Honra ao Mérito Médico-Veterinário Militar.

“Eu quero agradecer essa premiação, que na verdade é um reconhecimento ao serviço de veterinária da Polícia Militar, não especificamente a mim. Então eu gostaria de compartilhar esse prêmio com todos os integrantes da Polícia Militar do serviço de veterinária e agradecer ao Conselho, na figura do presidente e dos demais componentes”, declarou Innocencio.

O homenageado com o prêmio Honra ao Mérito Medico Veterinário Educador foi o doutor em Parasitologia Veterinária e professor Fabio Barbour Scott (CRMV-RJ 5291).

Sheraton - Fabio Barbour Scott

“É uma satisfação enorme porque é um reconhecimento a um trabalho. Mas acho que o mais importante não é o reconhecimento pessoal, e sim o reconhecimento de um grupo de professores, porque o departamento de parasitologia animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem uma história muito longa. Afinal de contas, a Rural é a escola mais antiga de veterinária do Brasil. A nossa história começa com vários nomes importantes. Eu me sinto representante dessa escola toda. Não sinto que é um prêmio individual, e sim coletivo por tudo que eu pude assimilar ao longo da minha jornada, da minha formação acadêmica. Fiz minha graduação na Rural, minha pós na Rural, e atualmente leciono lá. Nesse momento tão difícil que passamos no Brasil, ser reconhecido pelo trabalho do ensino, da docência, eu não tenho palavras”, relatou Scott.

Sheraton - Luis Eduardo Ribeiro da Cunha
Luis Eduardo Ribeiro da Cunha ao lado de sua esposa

O último homenageado do dia foi Luis Eduardo Ribeiro da Cunha (CRMV-RJ 2619), com o prêmio Valor Veterinário. Ele faz parte das equipes de desenvolvimento do soro antiapílico (já em teste clínico) e do desenvolvimento do soro Anti-SARS-CoV-2 (iniciar testes clínicos), dos quais possui pedidos de patentes como inventor.

“Foi uma grande emoção. Eu prezo muito pela profissão de médico-veterinário. Eu sempre trabalhei em equipe multidisciplinar, mas faço questão de honra de me impor como médico-veterinário e a importância desse profissional em desenvolvimento de biológicos e principalmente o cuidado com animais de laboratório, que a gente não pode abrir mão dessa área de pesquisa e trabalho. O médico-veterinário tem que se impor como um grande profissional dessa parte do desenvolvimento de qualquer medicamento biológico”, finalizou Luis Eduardo.

Parcerias

O evento contou com o apoio da administradora de planos de saúde, G2C; a Virbac; e a Premier, que sortearam brindes aos participantes e colaboraram para a realização do evento.

Além disso, os inscritos também concorreram a ingressos para o 10º Congresso Brasileiro de Ensino e 3º Encontro de Especialistas.

Ursula Veras, que atua com clínica de pequenos animais, foi uma das sorteadas do dia e ganhou um ingresso para o Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária (CBCV).

Sheraton - Ursula Veras foi a vencedora do sorteio
Ursula Veras foi a vencedora do sorteio para o 10º Congresso Brasileiro de Ensino e 3º Encontro de Especialistas, ao lado da presidente do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária (CBAV), Jussara Peters

“É muito interessante a gente poder estar retornando as atividades e fazendo aperfeiçoamento técnico, além do fato de que reunir a classe ter sua importância”, disse.

O evento ainda marcou o lançamento da parceria do CRMV-RJ com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ).

Sheraton - Representante do Sebrae
Representante do Sebrae apresentando a parceria

Durante o evento, as empresas também colaboraram com coffee break e confraternização de encerramento para os médicos-veterinários.

Rolar para cima