Livro apresenta detalhes da atuação do Responsável Técnico na Medicina Veterinária

André Siqueira escreveu o capítulo que trata de “Responsabilidade Técnica nas Aglomerações de Animais”, especificamente no que tange à exposição de cães, em coautoria com o professor Ismar.

A atuação do Responsável Técnico (RT) em diferentes áreas é tema do livro Responsabilidade Técnica na Medicina Veterinária, que tem participação do Superintendente executivo e jurídico do CRMV-RJ, André Siqueira. A obra visa apresentar de forma clara e minuciosa o conhecimento necessário que o médico-veterinário precisa para assumir essa função.

Escrita pelas médicas-veterinárias Raquel Braga, gerente técnica do CRMV-GO, e Ana Carolina de Assis, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS, a publicação conta com a contribuição de 46 profissionais de todo o país, que vivenciam na prática essa atribuição.

“Me senti honrado por ter contribuído com esta pontual e importante obra. A sua leitura é de boa sugestão para todos os profissionais que almejam exercer a função de responsável técnico no âmbito da Medicina Veterinária. Agradeço imensamente ao querido mestre e amigo Ismar Araújo de Moraes por sempre acreditar em meu trabalho e, sobretudo, por ter dividido comigo a prazerosa tarefa de escrever o capítulo que trata de “Responsabilidade Ténica nas Aglomerações de Animais”, especificamente no que tange à exposição de cães. Oportuno registrar, ainda, os meus sinceros agradecimentos às doutoras Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis e Raquel de Sousa Braga, que se esmeraram para confeccionar um material de excelência e extrema relevância”, declarou André.

Prefácios são do presidente e da vice-presidente do CFMV

O livro conta com dois prefácios, escritos pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e pela vice-presidente, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida. Para o presidente, “a obra chega para preencher uma lacuna, já que poucas publicações se dedicam ao tema”. Ele comenta, ainda, que “a alteração frequente da legislação exige um dinamismo do profissional que pretende ocupar cargos na área”.

Já Ana Elisa celebra a iniciativa e empenho de duas profissionais mulheres. Ela destaca o alerta, presente na publicação, de que “ao assumir a função de responsável técnico, o profissional se encarrega por todos os serviços oferecidos pela empresa e/ou instituição”. Assinala, ainda, que o livro “é um farol que lança luz sobre uma das atuações mais importantes dos médicos-veterinários, com fundamentações para ampará-los tecnicamente (…)”.

Os colaboradores são 46 profissionais reconhecidos por seus pares, membros ou não de conselhos regionais de todo o país e também do CFMV. Entre eles, estão Ana Liz Ferreira Bastos, conselheira do CRMV-MG; Ekaterina Rivera, coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Domingos Lugo, ex-presidente do CRMV-PB e membro da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV; Leonardo Burlini Soares, coordenador técnico do CRMV-SP; Mateus Lange, coordenador de fiscalização e orientação profissional do CRMV-RS; e José Pedro Soares Martins, assessor técnico do CRMV-RS e ex-presidente da Comissão Nacional de Fiscalização do CFMV.

O livro, disponível em formato físico, tem 347 páginas e está à venda on-line.

Contém informações da assessoria de Comunicação do CFMV