CRMV-RJ participa de Audiência Pública de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Crmv-RJ participa de Audiência Pública de Proteção e Defesa dos Animais da câmara Municipal do rio de janeiro

O CRMV-RJ, representado pelo vice-presidente Diogo Alves, participou da audiência com o tema “políticas públicas voltadas aos animais”, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (28).

Entre os assuntos abordados durante a audiência, estava o panorama dos casos de raiva no Rio de Janeiro. A Coordenadora de Vigilância de Zoonoses, do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária, da Secretaria Municipal de Saúde, Kemle Rocha de Miranda, relatou que a equipe apreendeu 54 morcegos na cidade, dentre eles, oito com laudo positivo para raiva.

“Nas divisas da cidade de Caxias nós fizemos dois sábados de vacinação, onde vacinamos 8.557 animais. Só de vacinação perifocal esse ano, de janeiro a maio já fizemos 8.973 vacinas. Já temos quase 9 mil animais vacinados só perifocal. Já fizemos mais de 7 reuniões onde a gente já fez abertura de processo de licitação para compra de lanches para campanha de vacina, veículos, os materiais, o TNT, fizemos uma redefinição para inserção de mais sedes para dividir os postos da campanha, um georeferenciamento para distribuir melhor os postos de vacinação para não ficarem nos mesmos locais sempre e vamos abrir agora, na segunda-feira, as inscrições dos vacinadores”, disse.

Ela ainda acrescentou que “não está faltando vacina” e que atualmente a cidade tem 90 mil doses do imunizante nas duas unidades. “Fizemos uma solicitação para o Ministério (da Saúde) de 650 mil e a previsão de chegada é em setembro. As datas da campanha que estamos prevendo é 28 de agosto, 11 de setembro, 25 de setembro, 9 de outubro e 23 de outubro. Pode ser alterada porque não há ainda um calendário de vacinação humano, então pode ser que tenha alteração dessas datas. A pretensão é vacinar 80% da população, em torno de 650 mil animais”, emendou.

A sessão foi presidida pelo vereador e defensor dos animais, Luiz Ramos Filho; e também contou, entre outros participantes, com a presença do secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio, Vinicius Cordeiro; da diretora do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), Patrícia Nuñez; da vice-presidente da comissão, vereadora Vera Lins; do vereador Carlos Bolsonaro.

“O CRMV-RJ agradece a participação no evento de grande relevância para a saúde pública carioca. Como sendo um órgão consultivo, nos colocamos à disposição para oferecer qualquer tipo de contribuição técnica afim de melhorar a saúde pública na cidade”, declarou Diogo Alves.

Rolar para cima