Youtuber e suposta estudante de medicina veterinária é denunciada ao MPRJ por infringir a Lei das Contravenções Penais

Youtuber-e-suposta-estudante-de-mv

O CRMV-RJ vem a público manifestar a sua indignação face às declarações proferidas em vídeos reproduzidos através de um canal do YouTube, onde uma suposta estudante de medicina veterinária oferece dicas de como cuidar de animais de pequeno porte em casa, inclusive divulgando receituários.

O CRMV-RJ analisou as imagens após diversas denúncias feitas através das redes sociais e encontrou vídeos com títulos como “Doença do Carrapato? Como curar em casa?”; “Pet mancando. O que fazer?”; “Pet não come após a cirurgia. O que fazer?”; “Pet com bicheira no bumbum. O que fazer?”, entre outros. Na página do Instagram da suposta estudante, ainda há outros receituários completos de medicamentos que podem ser administrados no pós operatório e “soluções” para caso de intoxicação alimentar.

Cabe ressaltar que a prática é caracterizada como exercício ilegal da profissão, que é exercer qualquer profissão regulamentada por lei sem ter a formação específica (curso) e sem ter a habilitação legal (Inscrição/Registro no Conselho de Classe).

O exercício ilegal da profissão é uma contravenção penal (Lei n° 3.688/41). Informações proferidas por leigos coloca em risco a saúde animal na sua integridade, visto que é uma pessoa que não é habilitada a proferir qualquer tipo de informação sobre o tema.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) já está ciente desta contravenção penal e estamos no aguardo do desfecho dos acontecimentos, rogando pela justiça.

Rolar para cima