Dia Mundial da Água enfatiza a importância da atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas na Saúde Única

Dia-Mundial-da-Agua-1-1

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso ao serviço. Em 2050, serão 5,7 bilhões vivendo em áreas com escassez de água pelo menos um mês por ano.

Diante da gravidade da crise hídrica no Brasil, o direito de todos ao acesso ao alimento pode ser prejudicado, já que a escassez de água, além de prejudicar o abastecimento, dificulta a produção alimentícia. Na média mundial, o volume de água necessário para produzir um quilo de carne bovina é de 15,4 mil litros.

Segundo a lei nº 11.346, de 15 de Setembro de 2006, a segurança alimentar e nutricional “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.

O CRMV-RJ enfatiza a importância da atuação dos médicos-veterinários e zootecnistas na Saúde Única e sustentabilidade da produção animal. Esses profissionais garantem o uso correto dos recursos hídricos nos estabelecimentos e a qualidade dos alimentos consumidos pela população.

A atuação dos deles minimiza os impactos ao ecossistema e garante uma produção animal hidricamente sustentável, além de evitar a poluição do meio-ambiente ao fazer a devolução correta do recurso à natureza, em defesa do equilíbrio entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única (One Health).

Rolar para cima