Férias de Verão e os cuidados com os PETs

As altas temperaturas do verão combinadas com as férias são um convite para aproveitar um passeio para respirar o ar puro. Nesse momento, a companhia dos melhores amigos do homem, os pets, se torna irrecusável. Porém, os cuidados não devem ser ignorados.

Segundo o médico-veterinário e vice-presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, é importante manter a rotina dos animais como horário de alimentação, passeios e brincadeiras.

“É comum que no verão as pessoas estejam mais dispostas a fazer passeios com a família e com os pets. Mas é importante lembrar que o animal deve estar preparado, com o check-up em dia, para evitar problemas. Também é necessário ressaltar que os tutores estejam atentos às exigências para transportes terrestres e aéreos, e avaliar se o local escolhido não possua nenhuma espécie de parasita ou que o bichinho esteja protegido contra os mesmos”, declarou.

As plantas e flores também podem representar perigo aos animais de estimação. A ingestão de algumas delas pode desencadear problemas graves nos pets. Por isso, é importante manter o animal distante de espécies como azaleia, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, crisântemo, dama da noite e lírio.

“Nos parques, por exemplo, é comum ter formigas e abelhas. É necessário que os tutores fiquem atentos para que o animal não desenvolva alguma alergia, até mesmo pelo pólen das plantas. Áreas gramadas também são propícias para a proliferação de parasitas, como pulgas e carrapatos”, informou Alves.

Rolar para cima