
Eles já são mais de 22 milhões no Brasil, representam algo em torno de 1,9 felino por domicílio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A predileção por gatos espelha o perfil da família brasileira moderna, pequena e vivendo em apartamentos nos grandes centros urbanos.
Na Medicina Veterinária, não poderia ser diferente. Seguindo esta tendência, é cada vez maior o número de médicos-veterinários que se especializam na área e buscam conhecimento sobre o universo dos felinos.
A data
A data de 08 de agosto foi instituído como Dia Internacional do Gato, em 2002 pela International Fund For Animal Welfare e tem o objetivo de conscientizar os tutores sobre como cuidar corretamente dos seus felinos, levando em consideração o bem-estar e as características particulares da espécie, diminuindo, desta forma, os casos de maus-tratos a estes animais.
“Quanto mais o tutor ama o seu gato mais ele respeitará o trabalho do médico-veterinário. Por isso, é nosso dever educá-los e esclarecer todas as dúvidas sobre o comportamento felino”, afirma o médico-veterinário especializado em Medicina Veterinária Felina, Carlos Gabriel Dias.